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Rat Rod, a paixão dos ANTIGOMOBILISTAS



Só quem é fã do antigomobilismo sabe como é bacana freqüentar esses encontros de raridades que acontece no mundo todo. Amigos, colecionadores e simpatizantes de carros antigos não se importam em viajar Quilômetros de distância para participar de eventos, seja para exibir orgulhosamente seus possantes clássicos e autênticos ou simplesmente para admirá-los. Movidos por esta grande paixão alguns chegam a viajar até para o exterior para apreciar exposições, museus e aproveitam para importar peças para seus veículos.

 

Características básicas de um Rat Style

Um estilo de customização que desapontou na Alemanhã, o Rat Rod, inspirado nos antigos ‘Hot Road’ dos anos 20 a 40 carregam características curiosas que nem sempre são vistos de fora:

-  Lataria propositalmente enferrujada, porém com pouco amassadas;
-   Suspensão rebaixada (se possível enterrada);
-   Motor turbo ou aspirado de dar inveja;
- Jogo de direção, freios e uma mecânica no geral impecável;
- Chassi recuperado, que pode ser encontrado em desmanches sucatas, na internet em sites como mercado livre ou em lojas específicas como a kitcar, dentre outras;
-   Detalhes em metal devem ser restaurados para preservar o aspecto naturalmente envelhecido, meio grunge, não se atreva a pintar nada;
-   É possível encurtar caçambas e rebaixar o teto, redimensionamentos e cortes ficam a critério de acordo com o modelo do carro;
-   Rodas de preferência antigas.



Dodge Rat Rod Wrecker ¾ View de 1940. 
Foto: John Sullivan
Galeria do flickr: CLIQUE AQUI

Em geral os pára-lamas, capôs, estribos e pára-choques são removidos, mas não é uma regra. Aliás, tudo que for inútil pode ser descartado do interior do veículo, um verdadeiro Rat Rod é completamente minimalista e funcional por ser um veículo feito somente para exposições e feiras de carros. No entanto se quiser investir em um forro no assento para ter um mínimo de conforto nos trajetos, fica a dica. Apenas tome muito cuidado com cortes e faíscas para não colocar fogo em qualquer tecido. O grande lance é vender bancos, volante, acabamentos dispensáveis para reverter o dinheiro em outras peças mais tarde.



Rat Rod mais conhecido do mundo com motor turbo diesel e cummins de 722hp  herdado de uma pick up Dodge1928. Foto: MyRideisMe.com

A grande diferença do Rat Rod do Hot Road são só milhares de reais, já que os proprietários de Hot Road costumam pagar caro para construtores profissionais fabricarem seus veículos personalizados, enquanto os motoristas familiarizados do Rat Rod apelam para uma pegada mais artesanal construída pelo próprio proprietário de forma barata. Tudo o que você precisa é de um chassi com o motor, um jogo de direção e painéis originais da carroceria. A carroceria em si pode ser montada com peças de várias marcas e modelos de carros diferentes e são encontradas facilmente.

Confira um pouco deste Rural willys, com motor Deutz 913, refrigerado a ar, sem radiador ou grade movida a turbo diesel:


video


XXVI Encontro de Veículos Antigos do Centro Oeste

O próximo evento voltado ao segmento acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, no estado de Goiás, entre os dias 5, 6 e 7 de Setembro. As inscrições custam R$160 se emitidas antecipadamente AQUI até o dia 18 de agosto ou presencialmente no local do evento por R$180.


E não é só veículos que esses encontros reúnem, mas grupos de amigos com um mesmo interesse em comum. Não sobra um que não fique boquiaberto com um carro personalizado à sua frente. Veja só como cada veiculo carrega um pouco da personalidade do proprietário, inspire-se:









Fontes de pesquisa: Rat Rod Brasil, E How Brasil, Fenix

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