; Pular para o conteúdo principal

10 fatos curiosos sobre carros que você provavelmente não sabia (a 10 É IMPRESSIONANTE)

Ah o carro...
Uma grande paixão, acho que, para a maioria dos homens. Pelo menos os de verdade. Sem duvida, uma grande invenção, que veio para revolucionar o mundo. E já que o carro cativa e move a todos, eu separei algumas curiosidades para aumentar seus conhecimentos gerais  (Carro-terapia também é cultura - risos)

CONFIRA!

#1



    
 A palavra automóvel surgiu na França em 1875 e vem do grego "autos", que significa por si só e do latim mobilis, que quer dizer móvel, logo, automóvel é aquilo que se locomove por si só.

#2

     Em 1876, o engenheiro alemão Nikolaus August Otto desenvolveu o motor a explosão para álcool, gasolina ou gás, que substituiu os motores a vapor usados até então nas primeiras experiências na construção de automóveis.

#3

      O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil foi em 1897, quando o poeta Olavo Bilac colidiu com uma árvore. Se ele se feriu ninguém sabe, mas com certeza sobreviveu uma vez que veio a falecer apenas em 1918.

#4

      Alguns fabricantes de veículos e vários borracheiros de todo o país recomendam a troca de pneus de um carro a cada 30.000 km. Acha pouco? Saiba então que os primeiros pneus de borracha a serem usados em carros em 1895, adaptação dos pneus antes usados em bicicletas pelo francês Edouard Michelin, duravam em média 150 km.

#5

      Utilizando um motor de origem francesa, o inventor paulistano Paulo Bonadei foi o primeiro a montar um carro no Brasil. O veículo ficou pronto em 1905, quando Paulo percebeu um pequeno detalhe: o protótipo era maior que a porta da garagem, que teve de ser alargada.

#6

      Com o aumento da velocidade dos carros fabricados a partir da década de 50 ao número de acidentes aumentou muito em relação a períodos anteriores. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel estadunidense com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette. No Brasil este item foi considerado obrigatório a partir de 1969.

#7

      O primeiro automóvel a circular fora do planeta Terra foi um jipe de seis rodas e motor elétrico usado pela Missão Apollo 15 em 1971, usado na Lua.

#8

      Os primeiros fabricantes a colocarem air-bags em seus carros foram a General Motors e a BMW, a partir de 1974. Mas desde os anos 50 já existiam carros com air bags colocados sob encomenda fora das linhas de montagem.
  
#9

     O primeiro carro nacional a ser vendido com injeção eletrônica no Brasil foi o Volkswagen Gol GTI, fabricado a partir de 1989. No entanto o primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o Volkswagen Fox (Volkswagen Voyage para exportação) em 1988. Hoje todos os modelos brasileiros saem de fábrica com esta característica.

#10


  O sedan Pronto Spyder, mostrado no Salão do Automóvel de Detroit em 1997, nunca enfrentará problemas com a ferrugem, pois sua carroceria é feita de polietileno, o mesmo material usado em garrafas de refrigerante.

Carros são mesmo fascinantes não é ? Gostou do que leu aqui ? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rat Rod, a paixão dos ANTIGOMOBILISTAS

Só quem é fã do antigomobilismo sabe como é bacana freqüentar esses encontros de raridades que acontece no mundo todo. Amigos, colecionadores e simpatizantes de carros antigos não se importam em viajar Quilômetros de distância para participar de eventos, seja para exibir orgulhosamente seus possantes clássicos e autênticos ou simplesmente para admirá-los. Movidos por esta grande paixão alguns chegam a viajar até para o exterior para apreciar exposições, museus e aproveitam para importar peças para seus veículos.

A valorização dos carros antigos. O preço de uma paixão

A valorização de carros antigos é um assunto fascinante, porém complexo, e se você deseja se aprofundar no tema, não deixe de ler este artigo completo sobre o assunto. Se você é um apaixonado por carros antigos, certamente já se perguntou sobre como é feita a valorização desses veículos tão especiais. Sabia que existem diversos fatores que influenciam na precificação de um carro antigo. É importante que você conheça cada um deles para fazer um investimento consciente e rentável. Um dos principais fatores que influenciam na valorização dos carros antigos é a raridade do modelo. Quanto menor a quantidade de carros produzidos, mais valorizado ele se torna, mas não é só isso.  História A história do modelo também é um fator importante. Carros que participaram de eventos marcantes, como corridas ou exposições, geralmente são mais valorizados do que outros modelos similares. Estado de conservação O estado de conservação do carro também é um fator que não pode ser ignorado. Carros que for...